terça-feira, 31 de maio de 2011

NOVO MODELO TRIDIMENSIONAL DE DENTE HUMANO

Cientistas brasileiros desenvolvem modelo tridimensional de dente humano
Os cirurgiões-dentistas e professores da UNIFESP, Mônica e Silvio Duailibi, dão o primeiro passo para a reprodução fidedigna do dente humano por meio do processo de fabricação aditiva, técnica que utiliza modelos computacionais.  O estudo foi desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, órgão de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia.
A fabricação aditiva, também conhecida como prototipagem rápida, possibilita produzir protótipos diretamente do modelo virtual tridimensional a partir de dados obtidos em tomografias ou ressonâncias magnéticas. A pesquisa será publicada neste ano no periódico americano Artificial Organ.
De material biodegradável, as estruturas dos molares gerados pela técnica 3D já estão sendo testadas pelos pesquisadores na fase pré-clinica, com o cultivo de células-tronco adultas humanas em ratos. Em 2004, o casal de pesquisadores conseguiu construir coroas dentais no abdômen de ratos por meio da Engenharia Tecidual e, quatro anos depois, fazer com que as coroas se desenvolvessem nas mandíbulas dos animais a partir de células-tronco adultas extraídas de dentes da mesma espécie.
Busca pelo biomaterial ideal
Para que haja a regeneração das estruturas calcificadas do dente humano é preciso encontrar o biomaterial ideal para a construção das estruturas que receberão as células-tronco. Com a obtenção desse componente para a interação das células-tronco e a certeza de que essas células ficarão estáveis e não se transformarão em tumores, o próximo passo será iniciar os estudos em seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário